quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Culto dia 17/07

Pregação:

I Samuel 17:34-35 - Tema: Identidade

Qual é a nossa identidade em Deus?

Algumas pessoas não sabem quem são, parecem mais com um "Camaleão", de acordo com o ambiente em que está ela muda. Se todos estiverem falando palavrão,
ela falará. O crente camaleão é uma pessoa na igreja e outra do lado de fora. Por exemplo, na igreja é santo e se mostra adorador. Em outros lugares,
estando em meio aos ímpios, por quê não ser como eles? Provavelmente é o pensamentos dessas pessoas.


Existem também pessoas que sabem que são filhos de Deus e que o Pai tem promessas em suas vidas, porém, eles permitem que o mundo os cegue e não deixem que
eles realmente confiem que Deus está com eles. Podemos dizer que a identidade dessas pessoas fica "empoeirada" pelas opiniões e aconselhamentos que o mundo
dá. Muitas vezes estamos com problemas e recorremos a outras pessoas, e essas podem até mesmo nos fazer ver coisas que não existem, aumentando nossos problemas
e fazendo com que possamos perder nossa benção.

Em I Samuel, podemos aprender com Davi como deve ser nossa identidade em Cristo Jesus. Davi estava diante de um exército que recuava com medo do desafio de
enfrentar um gigante, todos temiam, porém Davi sabendo que era servo de Deus e tendo completa convicção de que Deus era com ele, foi em frente e se pôs a
lutar com o gigante mesmo vendo que as outras pessoas estavam com medo.
O que isso realmente mostra, trazendo para nosso cotidiano, é que a atitude de Davi foi diferente, ele correu 'contra a maré' do que estava acontecendo.
Imagine um gigante a sua frente e você tendo que enfrenta-lo, você vê todos correndo com medo, talvez sua atitude também seria de correr como as outras pessoas
mas Davi agiu diferente. Ao invéz de correr, ele foi adiante buscando seu objetivo de matar o gigante e ter a vitória, que era certa em Deus.
O mais interessante é que os homens do exército usavam armaduras, e vestimentas apropriadas para uma guerra, e Davi por mais que tenha tentado colocar essas
roupas, pesava muito e ele mal conseguia andar. Então, com a roupa que estava, pegou apenas cinco pedras lisas e sua atiradeira e foi.
Em 1 samuel 17:24 diz que todos correram de medo, entretanto em 1 samuel 17:48 diz que Davi correu em direção a linha de batalha para enfrentar o gigante
e Triunfar sobre ele.

Não devemos seguir tendências da sociedade e o que ela impõe que façamos, temos que ser como davi e 'nadar contra a maré', se uma pessoa que você conhece
beber ou se drogar, você não deve fazer o mesmo só porque ele ou ela está fazendo. Se seu irmão em Cristo falar mal de outro irmão, você deve ser a diferença
tendo sua própria identidade de Cristão verdadeiro.A maioria das pessoas que vivem na moda querem que pensemos que seremos excluidos ou considerados um 'nada'
se não estivermos como eles. Se você começar a seguir essas tendências da sociedade, sua própria identidade começa a ser modulada pelo mundo, deixamos de ser
quem Deus quer que sejamos e começamos a ser o que o mundo quer que a gente seja.
Davi sabia quem ele era, mesmo quando as pessoas tentavam desencoraja-lo.Se essa é a situação em que você se encontra, sendo criticado e talvez nem mesmo
você saiba mais quem é, peça a Deus para que ele venha tirar as poeiras do mundo da sua vida. Não permita mudar sua maneira de ser agradar a outro que não
seja Deus. Os principios da honra e obediência são muito importantes em nossa vida.
Ao matar o gigante, Davi conquista o povo, mas também a inveja do rei Saul. Alguns levantaram calúnias a respeito de Davi, levantando a ira de Saul sobre ele,
que começa a perseguí-lo para mata-lo.
Davi foge e esconde em uma caverna, indo Saul atrás dele, Davi poderia muito bem matar a Saul, mas novamente ele prefere obedecer a vontade de Deus, corta
um pedaço do manto de Saul e se inclina-se, mostrando que se ele quisesse poderia te-lo matado. Então questionou a Saul porque ele dava ouvidos as pessoas
que diziam que Davi queria prejudica-lo quando na verdade era fiel? E diz que o Senhor julgue a ambos.

Nem por um segundo Davi perde sua identidade em Deus. Davi é o único na história considerado homem segundo o coração de Deus.

Vemos depois em 1 Samuel 16:23 que quando Davi tocava sua harpa, Saul sentia alivio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.
Se passarmos a observar o Salmo 51:3 e Salmo 32:5 que Davi reconhece seus pecados e reconhece quem ele e é e o que ele fez, se arrepende diante de Deus
verdadeiramente e o pede perdão reconhecendo suas transgressões.
Encerrando a mensagem em Salmos 24, aonde reconhece que tudo vem de Deus e o que o Senhor busca em um Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário