quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Falando sobre música


Estive pesquisando sobre a história da música, quando ela surgiu e algumas definições para ela, encontrei muitas coisas interessantes, em especial o
parágrafo do texto que está abaixo:


" Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que é a mú
sica é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc. (...) "

Pude perceber que a música é constante em nosso dia-a-dia, depois de ler um pouco sobre como ela surgiu, notei que estudos científicos comprovam que a música sempre existiu e eles acreditam que ela surgiu a cerca de 50.000 anos atrás. Enquanto eu lia, observeu o fato que tribos e povos antigos sempre se expressaram através de sons, letras e danças, esses mesmos estudiosos acreditam que tudo pode ter começado em tribos primitivas na África, e que mais tarde foi se espalhando para o mundo inteiro. Sendo verdade ou não, uma coisa da qual temos plena certeza é a relação da música na bíblia, Gênesis 4:21 cita um homem que era o pai de todos os que tocavam flauta e harpa, já no inicio da bíblia vemos que a música já era uma forma maravilhosa de adorar ao nosso Senhor. Eles utilizavam música para celebrações, vitórias e adoração ao nosso Pai celestial, e a palavra do Senhor é repleta de nomes de instrumentos que eles utilizavam naquela época. Vou compartilhar com vocês um parágrafo que me chamou a atenção e me fez compreender melhor a existência da música na bíblia e o propósito pelo qual Deus a criou.

"A música foi dada pelo próprio Deus para preencher um propósito educacional. Em Deuteronômio 31:19-22, o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever um cântico e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito explícito de fazer com que Israel se lembrasse através daquele cântico aquilo que Deus havia feito por eles. Esta é uma ilustração muito boa do uso do cântico para o propósito de memorização e lembrança, uma prática ainda em uso hoje nas escolas e sinagogas judaicas. Ela ilustra uma conscientização do poder da música para intensificar e aprofundar uma experiência no coração. Este evento também indica que, na mente do autor bíblico, o próprio Deus é a origem da música e do uso da música. Mas também delega a tarefa de transmitir este dom a indivíduos que sejam capazes de fazer bom uso dele. Deus instrui a Moisés para que escrevesse o cântico. (...) "

Vemos essa questão do cântico também em Êxodo 15:1 “Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro."
Lendo um pouco mais, aprendi que aqueles que tocavam e entoavam cânticos tinham que ter muita técnica para fazê-lo, o que me leva a pensar que devemos fazer o nosso melhor para Deus, afinal Ele é perfeito e detalhista, um Deus que faz tudo perfeito e merece sempre ser adorado da melhor forma possivel, ou seja, se Ele nos deu esse dom devemos tentar aperfeiçoa-lo para a glória dEle.
Vemos também em Salmos muitos cânticos que o Espírito de Deus inspirava Davi a escrever, cânticos em que ele se expressava para Deus. Tirei mais um pedaço do texto que nos mostra o real propósito em que a bíblia relata e que nós cristãos devemos ser conscientes a respeito da adoração através da música ser somente para honra e glória de Deus, pois é Ele quem dá capacidade as pessoas de compor, tocar e cantar, e junto com a capacidade, o dom.

" Mas as Escrituras indicam que a música deveria desempenhar um papel ainda mais importante na vida dos Israelitas. Conforme olhamos o relato bíblico sobre a música, notamos que os eventos musicais mais rebuscados e elaborados eram realizados para a honra de Deus. O foco essencial da produção musical centraliza-se em Deus: ela se torna música de adoração. (...) "

Que a partir de agora, todas as vezes em que você abrir a boca para cantar seja em total entrega a Deus e em adoração a Ele.

Nas próximas postagens teremos dicas de bandas e músicas de vários estilos musicais que tem Deus como inspiração de suas músicas, espero que tenham gostado e até a próxima.



Pra quem quiser saber mais:

fontes:
http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/

http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/musica_biblia.htm

http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/adoracao/louvor_biblia.htm

Um comentário:

  1. Fantástica essa pesquisa sobre a música.... se buscarmos na origem, genesis 1:3 "E disse Deus: Haja luz; e houve luz." tudo se inicia com o som da voz de Deus!

    ResponderExcluir